segunda-feira, 3 de março de 2008

Meio Ambiente intensifica coleta seletiva e fiscalização

     A equipe da secretaria Municipal de Meio Ambiente vem intensificando diversos projetos na área, entre eles, a orientação ao recolhimento do lixo seletivo, conforme determinado para cada uma das três áreas em que o município foi dividido, e também na fiscalização a terrenos baldios, Nesta semana, a equipe esteve reunida com o prefeito Almedo Dettenborn, que reforçou seu apoio às iniciativas da pasta, coordenada pelo secretário João Léo Gassen.
     Com relação ao recolhimento do lixo que é feito pela Conesul, a partir do contrato com a prefeitura, a secretaria solicitou à empresa que o trabalho ocorra conforme o estabelecido e que os dias e áreas de recolhimento de lixo seco ou orgânico sejam respeitados de maneira mais intensa. Conforme a bióloga Mariana Faria Corrêa, o trabalho exige a conscientização da comunidade, no sentido de fazer a separação do lixo já em suas residência e de observarem o dia e horários estabelecidos para o recolhimento, colocando o material para frente de suas casas somente neste dias, Ela destaca que a campanha já vem sendo desenvolvida há mais tempo, com a divulgação nos meios de comunicação, a entrega de cartazes e folders com a relação das áreas de cada moradia e o dia correto para o recolhimento, além disso, a campanha também desenvolve palestras em escolas, entre outras atividades. No entanto, Mariana lembra que material sobre a coleta seletiva pode ser retirado ainda na prefeitura, também na própria secretaria de Meio
Ambiente, junto ao terminal rodoviário Alfredo Scherer, ou ainda visualizado através do site do Poder Público, pêlos endereços eletrônicos www.pmva.com.br e br.geocities.com/pmvasemma/. Já o contato por telefone pode er pelo número 3983-1034.
     Conforme a bióloga, a coleta seletiva é uma forma eficiente que cada cidadão tem para contriuir com o meio ambiente, além de garantir mais agilidade no trabalho de reaproveitamento do material reciclável. A maior deficiência na coleta seletiva ocorre no centro da cidade. A secretaria pede especialmente aos comerciantes que dêem seu exemplo fazendo a separação adequada de seus resíduos, sempre atentos aos dias da coleta do lixo seco, que nessa área ocorre nas terças e sextas (nos demais dias, exceto domingos, há a coleta de lixo orgânico). Quem for identificado descartando lixo inadequadamente será notificado, podendo ser posteriormente autuado em caso de reincidência.
 
     FISCALIZAÇÃO
     Com relação a fiscalização de terrenos baldios, a equipe está intensificando as notificações e apurando as denúncias que chegam até o setor. O procedimento adotado em casos de terrenos mal conservados inicia com a notificação ao proprietário do imóvel, que recebe um prazo para executar a limpeza, a partir disso, se o trabalho não for realizado, a equipe da secretaria realiza o serviço, O custo é adicionado ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do contribuinte. Outro alerta é para que os proprietários mantenham seu cadastro atualizado junto à prefeitura para que não aconteçam cobranças, por exemplo, no caso do imóvel já ter sido vendido.
     O fiscal da Secretaria de Meio Ambiente, Marcos Fischer, ressalta que as denúncias podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone da secretaria, e que quanto mais completas forem as informações (local, nome do proprietário, etc), mais rápida será feita a notificação.
Fonte: Folha do Mate (28/02/08 - pg. 16)
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: