sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Força-tarefa estoura criatório de galos de rinha em Teutônia

     Depois de seis meses de investigações uma força-tarefa do Ministério Público (MP) gaúcho acabou com um negócio que movimentava milhares de reais todos os meses, considerado um dos principais do Estado no ramo. O "Criatório de Galos Combatentes Kern" estava localizado nos fundos de uma casa simples do Bairro Coqueiros, distante cinco quilômetros do Centro.
Munidos de mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Juliano Rossi, da Comarca de Taquari, os integrantes da força-tarefa composta por servidores do MP, da Polícia Civil e da Brigada Militar chegaram à residência por volta das 14h30min. Dois fiscais do Setor de Inteligência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Brasília, e militares do Batalhão Ambiental da BM também acompanharam a ação, que terminou com a apreensão de quase mil aves - 528 delas galos de rinha prontos para combate.
     A denúncia de que Teobaldo Kern (47) mantinha e treinava galos de briga chegou ao Ibama em janeiro de 2006. O órgão passou a investigar o caso e localizou diversos criatórios espalhados pelo país.
Fonte: O Informativo in Jornal Folha do Mate
 
Rinha de Galo.
 
Nota do Wilson: A rinha de galo ainda é uma atividade quase comum em todo o Brasil e também em nossa região. Sabe-se que há pessoas de alto nível envolvidas neste crime e que também há uma passividade por parte dos órgãos responsáveis por este tipo de crime. Isto é visto porque o valor pago pelos galos podem facilmente ser acima de R$ 1 mil reais. Em Venâncio Aires esta prática já foi mais comum mas ainda ocorre pela área rural do município, podendo até ser visto ao lado do Parque do Chimarrão um antigo rinhadeiro com baias de concretos. Quando cita-se que há passividade sobre este crime, pode-se questionar por outros motivos pois quando há as rinhas se aglomeram dezenas de pessoas e, assim, não há como não ser visto ou monitorado. Na área urbana começa a aparecer outro tipo de crime que é a rinha de cachorros, outra atividade cruel com os animais que o ser (des)humano provoca.
 
Rinha de cachorros

Alertas do Yahoo! Mail em seu celular. Saiba mais.

Nenhum comentário: