domingo, 21 de outubro de 2007

Exemplo em São Paulo: Oficinas mecânicas em defesa do meio ambiente

     Aquela imagem de uma oficina limpinha, chão branco, funcionários uniformizados, ferramentas no seu devido lugar, é coisa do passado. Por consciência, exigência do mercado ou porque a lei obriga, o fato é que grandes centros automobilísticos e pequenas oficinas começam a se preocupar com o respeito ao meio ambiente, recolhendo peças retiradas dos carros, separando material descartado e reciclando óleos, baterias e pneus.
 
imagem1019.jpg
     E o setor de oficinas mecânicas é responsável por parte da geração de lixo tóxico nocivo ao meio ambiente. A cidade de São Paulo produz diariamente cerca de 12 mil toneladas de lixo doméstico e industrial, sendo a maioria do lixo produzido pelas oficinas mecânicas. Umas poucas, entre as 20 mil oficinas de São Paulo, fazem o trabalho de reciclagem. Um estabelecimento, localizado na zona norte da capital paulista, conforme vamos falar mais adiante, recolheu em um ano uma tonelada de peças usadas e embalagens que foram substituídas dos carros dos seus clientes.
     Os óleos e outros materiais líquidos descartados ameaçam o meio ambiente, quando despejados nos esgotos. Por isso, a legislação prevê a reciclagem de alguns produtos de oficinas mecânicas, como os óleos e os líquidos das baterias.
     Algumas oficinas se prepararam para atender a legislação e foram além, reciclando todos os materiais que antes eram descartados e levados ao lixo comum, com destino aos aterros sanitários. Os resultados têm sido promissores. Além de criar uma imagem positiva junto à clientela, acabam gerando lucro da atividade. Um bom exemplo é da oficina Scopino, de Pedro Luis Scopino, na Zona Norte de São Paulo. A mecânica é um exemplo de como é possível ter responsabilidade social e ainda gerar lucro. No estabelecimento de 340 metros quadrados, nada é desperdiçado, desde papéis até a água da chuva. A água da chuva é captada por calhas distribuídas no telhado e armazenada numa caixa d'água com capacidade para 2.500 litros. Os funcionários usam a água coletada para lavar peças, lavar a própria oficina e também usa-la nas descargas dos banheiros. "Com isso chego a ter uma economia de 40% de custo na conta", disse Pedro.
     Mas a sujeira, o óleo presente nessas peças lavadas não é despejado no esgoto. Scopino pensou nessa possibilidade e colocou um decantador na pia, separando a água do óleo. O óleo é recolhido e a água é devolvida "limpa", sem resíduos ao esgoto. O óleo retirado dos carros é depositado em um tanque e destinado ao re-refino. Em média são armazenados mil litros de óleo por mês e tudo é reaproveitado, vendido.
     O ambiente é iluminado pela luz do sol, já que tem várias entradas de luz no teto. Durante o dia não há lâmpadas acesas. Além de economizar com essas atitudes, Pedro Scopino separa todo o material reciclável produzido na oficina. Os papéis são recolhidos pela Prefeitura de São Paulo, semanalmente, e os metais, peças de reposição, molas e baterias e escapamentos são revendidos, dando um lucro extra para o proprietário. Para fazer esses ajustes, Scopino teve gastos mínimos, e lucrou ainda mais.
     Uma atitude nobre que enche, e com razão, o proprietário de orgulho. "Só quero mostrar a todos os colegas como é fácil e muito bom fazer tudo isso", finaliza.
 
Fonte: Simone Fantini - Eco Informe
Nota do Blog BioWilson: As oficinas mecânicas e similares produzem um elevado número de objetos contaminados com óleo, graxa, solvente e gasolina que são, por todo o Brasil e inclusive em Venâncio Aires, descartados como lixo comum, ou seja, nas lixeiras para o lixo comercial e residencial. Estes resíduos altamentes nocivos ao meio ambiente e à saúde humana poluem desde o ambiente de trabalho, passando pela usina de triagem, até seu descarte final no aterro em Minas do Leão.

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário:

Anônimo disse...

como estudante de engenharia ambiental gostaria de parabenizar a noticia por apresentar de forma clara a importancia do tratamento de residuos produzidos por oficinas mecanicas, alem de expor exemplos que ajudam o meio ambiente!