terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Chorume mancha ruas do centro

     No início desde mês os venâncio-airenses se depararam com um fato que há muito não acontecia. Diversas ruas do centro ficaram manchadas pelo chorume que escorria enquanto era feita a coleta do lixo. O líquido escuro, resultante da decomposição do lixo orgânico, fica sobre a via e, com as chuvas, infiltra-se no solo.
      Mas, conforme o gerente administrativo da Cone Sul, Ricardo Muradás, o caso foi apenas um incidente isolado. O veículo que recolhe diariamente o lixo no centro da cidade, com capacidade para 150 litros de chorume, sofreu um desgaste prematuro da chapa de embreagem, impossibilitando a sua circulação. Enquanto o caminhão estava no conserto foi utilizado um reserva, com capacidade para apenas 50 litros. "Como naquele dia houve uma demora na substituição da chapa, disco e volante de embreagem, tivemos que utilizar o veículo por algum tempo maior, tendo assim caído no esquecimento dos motoristas que estão acostumados a fazerem seu trajeto com uma caixa coletora por viagem somente por período", explica Muradás. Ele afirma ainda que o fato não voltará a ocorrer, pois a caixa coletora do veículo reserva já foi substituída.
 
Chorume vazou por esquecimento dos funcionários
 
     COLETA SELETIVA
     Atualmente, a equipe da Cone Sul que atua no município tem 22 funcionários. São utilizados para a coleta do lixo dois caminhões, sendo um reserva e um para coleta seletiva sem compactação. Mas, conforme denúncia encaminhada à redação da Folha do Mate, o caminhão para coleta seletiva não estaria mais passando no centro.
     O gerente da empresa responsável pelo recolhimento explica que há muitos locais que ainda não realizam a separação do lixo. "Colocam tudo misturado, assim fica difícil para o nosso pessoal identificar o que é seletivo do que não é", diz. Para não gerar polêmica, continua, nem deixar as ruas sujas à noite, os funcionários passam com o caminhão de coleta normal e recolhem todo o lixo. "Mas isto não está correto. Deveria ter uma maior participação da comunidade e principalmente dos grandes geradores, que colocam seus resíduos para fora de seus estabelecimentos e ali os deixam todos misturados", completa.
     A bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Mariana Faria-Correa, completa que caso o caminhão para lixo reciclável recolhesse resíduos orgânicos o chorume gerado ficaria espalhado por todo a cidade, pois esse modelo de veículo foi projetado para receber apenas lixo seco. De acordo com Ricardo Muradás, o chorume hoje é descartado junto à unidade de transborde, dentro de contêineres que são remetidos ao Aterro Sanitário da SIL, em Minas do Leão.
     Hoje, no centro da cidade, o lixo seco deve ser colocado na rua para recolhimento apenas às terças e sextas-feiras à noite. Além de respeitar esses dias, para o recolhimento do lixo ser realizado com o melhor aproveitamento possível é necessário que a população, principalmente os grande geradores de resíduos como restaurantes e comércios em geral, separe corretamente os resíduos. "Tem orçamento para isso (coleta seletiva), tem caminhão e tem usina para triagem do lixo, mas a população não colabora", diz Mariana, completando que apenas 5% do lixo produzido em Venâncio é reaproveitado. Por isso, a Semma está ampliando a fiscalização, principalmente de estabelecimentos comerciais, e aqueles que não separarem o lixo serão autuados.
 
Fonte: Folha do Mate
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário:

Rozana Ellwanger disse...

Oi! Faltou o nome da autora do texto.. hehe

Bjsss