terça-feira, 1 de abril de 2008

20 toneladas de lixo são retiradas do Castelhano

     Foi um sucesso. Assim o presidente do Rotary Clube Venâncio Aires, José Eleir de Macedo, descreveu a atividade realizada sábado, em prol do arroio Castelhano. O projeto SOS Arroio Castelhano reuniu representantes de diversas entidades, políticos e voluntários que percorreram aproximadamente dez quilômetros por água ou terra com a finalidade de recolher o lixo que encontravam. Ao final, cerca de 20 toneladas de lixo foram recolhidas. O próximo passo do Rotary é encaminhar uma sugestão ao prefeito Almedo Dettenborn de como tratar corretamente o esgoto de Venâncio Aires.
      A abertura oficial do SOS Arroio Castelhano ocorreu junto a extinta Estação de Tratamento de Água (ETA), ao lado do arroio Castelhano, no acesso a Grão Pará. Numa rápida solenidade, se pronunciaram o presidente do Rotary, que ressaltou que é da água que vem a vida, lembrando da importância de estimular a consciência de todos para a preservação do meio ambiente, o prefeito Almedo Dettenborn, que observou as ações concretas em prol do Castelhano, como a feita pelo Rotary, e o presidente da Cooperativa dos Pescadores de Venâncio Aires (Coopeva-Z6), Paulo Schwertner, que lembrou que a entidade trabalha há 12 anos com a limpeza e povoamento de arroios e rios dos vales do Taquari e Rio Pardo. Para encerrar a solenidade e simbolizar a luta pela limpeza do Castelhano, foi plantado um Ipê Roxo na margem do arroio.
 
No bairro Battisti, voluntários recolheram grande quantidade de lixo no arroio e arredores

     EQUIPES
     Divididos em seis equipes, integrantes de clubes de serviços, escoteiros e voluntários foram a campo recolher o que encontravam. O trabalho iniciou em Linha Olavo Bilac e se estendeu até o Passo do Cananéia. Segundo Macedo, a quantidade e tipo e objetos impressionou. "Pneus de caminhão, sofás e até armários estavam jogados às margens e dentro do arroio", mencionou o presidente do Rotary.
     No bairro Battisti, um dos locais onde o Castelhano acumula mais lixo, integrantes do grupo de hip hop Código das Ruas e voluntários recolheram de tudo. Desde pequenos sacos plásticos, garrafas pet e até pneus. Grande parte das cerca de 20 toneladas do material foi levado para a usina de reciclagem de lixo, em Linha Estrela. Outra parte do lixo, já separada, seguiu diretamente para São Jerônimo, destino do lixo recolhido em Venâncio Aires.
 
     ESGOTO
     Esta semana, o Rotary se reúne com integrantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Venâncio Aires para tratar do projeto sobre o tratamento correto do esgoto sanitário do município. "Temos o projeto pronto e vamos apresentá-lo ao prefeito Almedo", disse Macedo. A intenção é que futuramente, antes de dar o 'Habite-se', os profissionais da Prefeitura fiscalizem as obras para ver se o tratamento do esgoto está de acordo com o projeto. Depois deste passo, ressalta Macedo, o Rotary fará uma campanha para conscientizar sobre o destino correto do óleo de cozinha.

Autor: Alvaro Pegoraro - Jornal Folha do Mate
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: