terça-feira, 17 de julho de 2007

Hoje é Dia de Proteção às Florestas

     Nos últimos dois anos o Brasil reduziu em mais de 51% o nível de desmatamento em suas florestas, deixando de emitir no período cerca de 430 bilhões de toneladas de gás carbônico (CO2). Essa informação foi dada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em seu discurso no lançamento do Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia, no mês de junho passado.
     É bom mesmo: o IPCC mostra que os principais problemas do Brasil, hoje, são o desmatamento e as queimadas ilegais, responsáveis na Amazônia por 74% das emissões de gases poluentes.
     Portanto, mais que num dia dedicado a elas, proteger as florestas é tarefa ininterrupta, a ser abraçada não só pelos poderes públicos, mas também e sobretudo pela sociedade civil organizada, que precisa estar cada vez mais atenta na fiscalização dos absurdos que acontecem no Brasil, muitos dos quais perpetrados sob o argumento do "desenvolvimento econômico". 
 
Fonte: Ambiente Brasil
 
Nota do Wilson: Em Venâncio Aires não podemos comemorar o Dia de Proteção às Florestas pois uma das maiores áreas de mata nativa (com espécies vegetais raras na região e com uma granmde diversidade de fauna silvestre) está sendo dizimada. Esta floresta se encontra nas divisas do município com Boqueirão do Leão e Santa Cruz do Sul, onde em duas queimadas (uma de 64 e 98 hectares), foram consumidos pelo fogo mais de 160 hectares de mata em meados de 2004. Além disso, estas matas são onde está localizado as nascentes do Arroio Castelhano e, com o alvará do Defap do Estado, será plantado eucalipto. Desta forma, não podemos comemorar o dia de Proteção às Florestas, pois você acha que órgão ambiental municipal abriu algum processo de investigação ou interferiu legalmente sobre estas queimadas????


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: