sexta-feira, 13 de julho de 2007

Solução urgente

     Não é de hoje a reclamação, mas as providências, que até já foram tentadas se mostram inúteis. Em dias de chuva a entrada principal da cidade, pelo Acesso Leopoldina, se transforma em lagoa.
 
 
     A água da chuva desce o acesso Leopoldina pelo lado direito de quem chega à cidade, correndo sobre o asfalto, que por isso também já está todo remendado e depois da chuva do final de semana, cheio de perigosos buracos. Mas o sufoco maior é defronte as empresas Serfesta, MD Móveis e Açougue Kreling. A água empossa e chega a cobrir a calçada. Cada carro ou caminhão que passa, joga água da rua para dentro dos estabelecimentos. Nesta semana um cliente dentro de uma loja levou um banho quando passou um veículo jogando água. A solução é uma obra simples, mas que precisa ser bem feita, para bem absorver o escoamento da água.
 
Autor: Sérgio Klafke - Jornal Folha do Mate (Edição de 6ª feira, 13 jul 2007)
 
Nota do Wilson: Este é um lamentável problema que Venâncio Aires enfrentará constantemente no futuro. Em alguas situações é somente aumentar a abertura da caixa de drenagem (bocas-de-lobo), mas em outros não há o que fazer, como nos casos onde a rede de drenagem não não foi dimensionada para tanta água. Esta situação é pelo motivo de que os responsáveis pela engenharia das obras não dimensionaram os canais de drenagem prevendo o aumento da área urbana, da pavimentação, da impermeabilização do solo, ou seja, não realizaram o estudo da bacia hidrográfica e, em seu nível máximo de impermeabilidade, a quantidade de água que escoaria superficialmente para dimensionar os canais para tal.

Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: