quarta-feira, 31 de março de 2010

Novo loteamento em área de risco


http://lh3.ggpht.com/_qfl6CfHhSbk/S7OGG86Qc2I/AAAAAAAAAj8/xeScWPKr73Y/Terraplanagem%20na%20Batisti%20-%2023.03.10.jpg


http://lh5.ggpht.com/_qfl6CfHhSbk/S1HgvJKHN3I/AAAAAAAAAfk/dq8VQ9yIcnY/LOGO%20-%20BIOWILSON-2-comentarios.jpg

     Loteamentos populares sempre são bem vindos onde há problemas como falta de habitação. Mas não podemos esquecer que estes não podem ser construídos em áreas de risco como já vimos ocorrer com o antigo loteamento Batisti que está em área de alagamento e sobre o antigo lixão municipal, como também outros loteamentos em áreas de inundação, em APPs, sob rede de alta tensão, afastados da área urbana, sem infrestrutura, etc.
     Já destacado na postagem Protegendo as Áreas de Preservação Permanente a área onde se encontra os "novos" loteamentos no bairro Batisti ESTÃO em área de alagamento do arroio Castelhano. Mas como já conhecemos... isso parece não ser problema. Além disso, como há aglomeramento de pessoas (e isso também ocorre nos loteamentos verticais) e grandes impactos ambientais, estas obras necessitam de licenciamento ambiental (que não se tem informação disso) e de algum tratamento dos efluentes gerados, o que tambem não está ocorrendo.
     Sendo assim, o "nosso" arroio Castelhano ainda continua se "afogando" em esgoto urbano... e de quem é a responsabilidade????
     Outra situação, como a anos esta área já sofria com a extração ilegal de argila para a fabricação de tijolos, como depósito irregular de lixo e até de efluentes de uma multinacional, será que teremos un novo loteamento sobre lixo em Venâncio Aires??? E será que foi realizado um levantamento paleontológico para verificar a presença de fósseis neste local??? Em outro caso os fósseis foram levados embora e nada se fez... como nada se viu...
     Quer saber mais, leia a tese "Inundações em Venâncio Aires/RS: interações entre as dinâmicas natural e social na formação de riscos socioambientais urbanos" da Dra. Erika Collischon.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: