quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Áreas verdes são avaliadas no município


     Com a finalidade de revitalizar as áreas verdes do município, a administração municipal visitou algumas localidades com o intuito de verificar os problemas e apontar as necessidades da comunidade. Na manhã de ontem, 18, a titular da Cultura, Esportes e Turismo, Cleiva Heck, acompanhada do prefeito em exercício Giovane Wickert, conferiu a situação de sete pontos. A ideia é analisar o que pode ser feito em cada uma das áreas e iniciar um projeto para organizar todos as áreas reservadas ao lazer.

http://www.folhadomate.com.br/filePickerPlugin/images/thumb.php?src=arquivo/siteConteudo/irUis_vUrdUs___ir_diio_idriUnU_iniinUs2.jpg&w=700&h=500
Intenção é conhecer as necessidades de cada área (foto: Adriene Antunes)

     Conforme lei municipal, em cada loteamento construído, 15% da área deve ser reservada, sendo 10% para local de lazer (área verde) e os outros 5% institucional do município. Tendo em vista esta regra, o município possui muitos locais destinados à prática de esportes e recreação que ainda não foram devidamente organizados para este fim. "Este é o nosso objetivo, revitalizar as localidades oferecendo aos moradores um espaço para a convivência em sociedade com área de brinquedos e esportes para crianças e adultos", salienta Cleiva.
     Também a arquiteta Jalila Böhn e da presidente da União das Associações de Moradores, Vera Tüppel, visitaram as áreas da Santa Tecla, Freese, Coronel Brito, Müller, Macedo, Cidade Nova e Bela Vista.

Fonte: jornal Folha do Mate

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSTteZAevKlHZSXuHJRvgdygq7B0A6CsJFnxn0YQ559PhLXDG9gGXfJH7imDg7izTr1VI7-zse5IHXxhbZppRisKy1R0u7zuRccYN-L6VO4jnbvdGaNbeOo_r8t0VuhPo8munAKvSxSU/

     As áreas verdes do município de Venâncio Aires são utilizadas para diversos fins por associações (que de certa forma inibe o uso público e que constróem e impermeabilizam o solo), por usos privados, para depósitos de entulhos, por ocupações irregulares de moradias e demais usos que não condizem com o conceito "área verde" pois, o que deveria ser uma "área verde", sendo assim, uma área arborizada, de uso público, favorecer a infiltração das águas da chuva e com fins de ampliar os espaços "verdes e de lazer", não está sendo colocada em prática.
     Podemos ver mais detalhes no trabalho intitulado "OCUPAÇÃO DAS AREAS VERDES URBANAS DO MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES - RS" (clique para acessar o trabalho) de Luciano Weiss onde trata deste tema e destaca que "esta análise mostrou o desinteresse dos munícipes que por falta de instrução estão sujeitos ao descaso do Poder Público. E este não cumpre o seu papel de gestor da cidade".

http://lh3.ggpht.com/_qfl6CfHhSbk/S1cNrkSZwpI/AAAAAAAAAgo/VFvsbMsK2tk/s576/%C3%81reas%20Verdes%20municipais.jpg
Áreas verdes municipais (em vermelho), praças (A e B) e Parque do Chimarrão (C).



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: