sábado, 17 de maio de 2008

"Garis que acumulam o lixo nas esquinas estão errados"

 

     Os garis que amontoam o lixo nas esquinas, antes de efetivar o recolhimento, estão trabalhando contrariamente ao que foi acordado com a empresa. A informação foi repassada quinta-feira pelo gerente da Conesul, Ricardo Muradás. A denúncia foi feita por um morador à Folha do Mate, que encaminhou o caso à empresa responsável pelo recolhimento em Venâncio Aires.

     Conforme a denúncia, feita por Rodrigo Bruch, o problema é idêntico ao verificado no ano passado. Sacolas de lixo são amontoados junto às esquinas para posteriormente ser recolhidas. Bruch diz que o problema estava resolvido, mas voltou a se registrar. "Zelamos em manter nossa residência limpa, mas em vista do acúmulo de lixo nas esquinas é impossível, eis que aglomerar o lixo para facilitar o recolhimento é desculpa. Todos passam por cima, cachorros rasgam as sacolas, os catadores abrem e deixam aberto, os lixeiros mesmos, se rasgam uma sacola ao recolher o lixo, deixam espalhados no chão", menciona o denunciante.

 

Denunciante fotografou o acúmulo de sacolas de lixo na noite do dia 13 de maio e....

 

    Ele também refere que acha uma vergonha acordar de manhã cedo e ver restos de comida, papel higiênico sujo, lâmpada quebrada, latas, garrafas pets atiradas na frente da sua casa. "E a minha lixeira na esquina, que nunca foi usada", garante.

     Muradás foi enfático em dizer que todos os funcionários têm que trabalhar de acordo com o que a empresa determina "e não por conta". Por isso, salienta, assinam um termo de compromisso, onde está especificado que é proibido amontoar as sacolas de lixo nas esquinas. "Eles recebem para realizar o trabalho, e tem que fazê-lo de forma correta", explicou o gerente da empresa.

     Preocupado com a denúncia, Muradás entrou em contato com Bruch e disse que tomará as providências necessárias. Ele referiu que o serviço tem que ser prestado de forma correta e pediu que os moradores denunciem, caso o episódio se repita. O telefone é o (51) 2107-2107. Contatada, a Secretaria do Meio Ambiente informou que a responsabilidade pelo recolhimento do lixo é apenas da Conseul. No setor não haviam reclamações sobre o recolhimento de lixo.

 

     CATADORES

     Diariamente, catadores de produtos recicláveis e até mesmo aqueles que buscam restos de comida para se alimentar, percorrem as ruas da cidade atrás de sacolas e todo o tipo de objetos que vão para o lixo. Alguns, a minoria, têm o cuidado de abrir as sacolas, pegar o que for de interesse e depois fechá-las para não atrapalhar o serviço dos garis.

     Mas a maioria não tem esta preocupação. Rasgam as sacolas e o resultado são restos de lixo espalhados por todo lado. "Tem até usuários de crack que estão revirando os lixos atrás de objetos que possam vender para comprar a droga", garantiu um funcionário da empresa que atua no turno da noite.

 

...o que encontrou na manhã seguinte. Material foi encaminhado à gerência da Conesul

 

     Também se mostrando preocupado com a denúncia, o funcionário garante que há locais onde algumas sacolas são amontoadas. "Mas por pouco tempo', ressalta. Ele diz que a maioria do problema e que resulta em lixo espalhado pelo chão é provocado por alguns catadores. "Nosso trabalho não pode ser prejudicado pela ação destas pessoas", argumenta.

 

Autor: Alvaro Pegoraro - Jornal Folha do Mate (17/05/2008)

Postado por Wilson Junior Weschenfelder

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: