sábado, 30 de junho de 2007

Colônia de Pescadores Z-6 retoma Projeto Pescar 2000

     Diretoria e associados da Copeva Z-6 acompanharam votação do projeto na Assembléia Legislativa
     Com a aprovação da lei nº 12.557, a Colônia de Pescadores de Venâncio Aires Z-6 (Copeva Z-6) vai dar continuidade ao Projeto Pescar 2000, iniciado em 1994 e que esteve parado por falta de recursos. A referida lei foi aprovada na sessão do dia 20 de junho de 2006 da Assembléia Legislativa gaúcha, sendo de autoria dos deputados estaduais Gérson Burmann e Adilson Troca. A lei foi aprovada por 25 votos favoráveis e oito contrários, onde o relator foi o deputado Vieira da Cunha. A diretoria e associados da Copeva Z-6 estiveram presentes à sessão, que foi sancionada no dia 12 de julho pelo governador Germano Rigotto. A lei nº 12.557 dispõe sobre a pesca semiprofissional e esportiva no Estado Rio Grande do Sul.
     Ao falar sobre a aprovação da referida lei, o presidente da Copeva Z-6 Paulo Schwertner acentua que a Colônia pode dar continuidade ao Projeto Pescar 2000, que consiste no repovoamento dos rios e arroios da região com espécies de peixes nativos, recuperação da mata ciliar e mutirões de limpeza dos rios e arroios da região. Schwertner destaca que para a Copeva Z-6, a lei é fundamental porque a entidade não tinha mais nenhuma receita porque, sem licença da pesca, os associados não pagavam a sua anuidade. "Sem recursos, não havia a possibilidade de executarmos o projeto", salienta o presidente. Acrescenta que toda receita da Colônia é destinada ao projeto. "O Pescar 2000 hoje praticamente já não é mais um projeto, e sim, um programa".
     Desde que o projeto foi iniciado em 1994 até o verão passado, foram soltos pela Copeva Z-6 nos arroios e rios da região dos vales dos rios Taquari e Jacuí, 1.362.500 alevinos de espécies nativas, numa extensão de aproximadamente 800 quilômetros. É intenção da Colônia efetuar a soltura de uma nova remessa de alevinos no próximo verão, mas Schwertner não soube precisar a quantia. "Os resultados dos repovoamentos já efetuados são fantásticos", afirma o presidente, pois segundo ele, houve um aumento expressivo das espécies nativas nos rios e arroios. Exemplifica que até poucos anos atrás, era raro alguém conseguir pescar uma piava, o que atualmente é comum e com um bom tamanho.
     Os mutirões de limpeza já abrangeram os rios Taquari e Jacuí e o arroio Castelhano. O trabalho de recuperação da mata ciliar foi feito no rio Taquari a partir da Vila Mariante até o entroncamento com o rio Jacuí, numa extensão de 50 quilômetros. Neste trajeto foram envolvidas todas as comunidades ribeirinhas do Taquari, onde os moradores ajudaram a plantar as árvores e agora estão ajudando a preservá-las.
     A Copeva Z-6 tem hoje cadastrados mais de 2,5 mil associados nos vales do Taquari e Jacuí e continua aberta para novos sócios.
 
Autor: Edemar Etges - Folha do Mate (6ª feira, 28 jul 2006 - ANO 34 - Nº 182)
Disponível em: http://www.folhadomate.com.br/interna.php?arquivo=_noticia.php&intIdEdicao=234&intIdConteudo=2693
 
Nota do Wilson: Todo trabalho em prol do meio ambiente é e, sempre será,  extremamente valioso, mas devemos entender que a atividade de soltura de alevinos deve seguir a legislação ambiental e as cadeias ecológicas que, através de levantamentos da ictiofauna, verificar quais as espécies que estão em superpopulação e as que estão em risco, como também somente priorizar espécies para pesca ou carnívoros, o que, desta forma, somente contribuirá para decair ainda mais a biodiversidade aquática.


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: