sábado, 30 de junho de 2007

Crime ambiental no interior

Na Semana do Meio Ambiente, o destacamento da Brigada Militar de Vila Palanque descobriu um crime ambiental no interior de Venâncio Aires. Uma área considerada de preservação permanente, em Linha Grão Pará, foi parcialmente destruída pela ação do homem. Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semma) e da Patrulha Ambiental (Patram) de Lajeado encontraram árvores cortadas e derrubadas e uma grande clareira aberta, de onde foram retiradas cargas de argila. Uma máquina foi apreendida e um empresário notificado.




Área devastada se situa no Passo do Cananéia



Segundo denúncias encaminhadas à BM, há dias moradores vinham notando uma movimentação de caminhões acima do normal vinda da localidade conhecida como Passo do Cananéia. Com freqüencia, os veículos chegavam vazios e saiam carregados. Segundo apurado pelos técnicos da Sema, eles transportavam argila para a Cerâmica Encantado, situada às margens da RST-453, no bairro Battisti.

Baseada nos relatos dos denunciantes, uma patrulha do destacamento de Vila Palanque foi verificar a situação. No local, uma entrada existente a poucos metros da ponte sobre o arroio Castelhano, descobriu que uma enorme área de mata nativa estava sendo devastada. As marcas de pneus de caminhões e de máquinas denunciavam o crime. Foi constatada a retirada ilegal de argila e a destruição da mata nativa existente às margens do arroio Castelhano.

De acordo com os técnicos da Sema, a área atingida mede aproximadamente 80 metros de comprimento por 35 metros de largura. Há diversas escavações e muitas árvores derrubadas. Uma retroescavadeira foi apreendida pela BM e o proprietário da cerâmica, notificada pela Sema. "Amanhã (hoje) ele terá que apresentar uma documentação exigida pela Sema", explicou o soldado Lemes, do destacamento de Palanque. Ele mencionou que a Secretaria estipulou uma multa inicial de R$ 1,5 mil.

Além da multa que poderá ser aplicada, ressalta o soldado Lemes, os culpados terão que reparar os danos provocados na área atingida. O brigadiano, responsável pela apreensão da retroescavadeira, acompanhou todo o trabalho da Sema e da Patran.


Autor: Alvaro Pegoraro - Folha do Mate (edição de 3ª feira, 12 jun 2007)
Disponível em: http://www.folhadomate.com.br/interna.php?arquivo=_noticia.php&intIdEdicao=495&intIdConteudo=6012


Nota do Wilson: Esta área, como diversas outras que extraem argila e desmatam na várzea do Arroio Castelhano, podem ser vistas através do Google Earth. A área em questão desta notícia está localizada nas coordenas 29° 36' 02.51" S - 52° 08' 30.30". Destaca-se, aqui, que as imagens do Google Earth são de 2004, então, o que for visto já estava acontecendo sem interferência dos órgãos públicos (outro exemplo, leia A Omissão Conveniente). Veja na imagem abaixo que, não só na ponte, mas em toda aquela região há extração de argila e desmatamentos em Áreas de Preservação Ambiental (Lei 4771/65).

Nenhum comentário: