sábado, 30 de junho de 2007

Semma inicia colocação dos drenos de gás metano

     Foram feitos buracos com 30 centímetros de diâmetro como teste
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo algumas adequações no antigo depósito de lixo da vila Battisti. O lixão foi desativado em 2005 e foi coberto, no ano passado, com uma camada de argila. Agora, além de mais uma placa proibindo a entrada no local, a Semma vai colocar os drenos de gás metano, produzido pela decomposição do lixo.
     A colocação dos canos para drenagem do gás estava prevista no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, assinado pelo Município em junho de 2006. "Essa é a parte mais crítica", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Heissler. Para evitar que o gás metano pudesse entrar em combustão quando tivesse contato com o ar, primeiro foram realizados testes, fazendo buracos de 30 centímetros de diâmetro com uma máquina perfuratriz.
 
                           Divulgação / Semma
Foram feitos buracos com 30 centímetros de diâmetro como teste
 
 
     Heissler explica que os buracos para drenagem do gás vão ultrapassar toda a massa de lixo. Após, serão preenchidos com brita grossa e, acima, serão instalados canos de cimento com 40 centímetros de diâmetro. Após, o gás será colocado para queimar, a fim de transformar o metano em gás carbônico. "A maior parte do gás de aterro, cerca de 60%, é metano, e ele é muito mais prejudicial para a camada de ozônio do que o carbono", explica.
     Serão instalados canos a cada 50 metros, mas, como a área do lixão é irregular, não foi possível calcular o total de drenos. No entanto, Heissler estima que devem ser construídos de 25 a 30. "A coisa mais importante é os drenos. Nós não colocamos ainda porque na nossa concepção ainda não tinha formação de gás", diz o secretário. Ele conta que quando perfuraram o solo para realizar o teste com a máquina perfuratriz não sentiram nenhum cheiro de metano.
     Outra recomendação recebida pela Semma é de que a área do depósito seja roçada, a fim de tirar as plantas que estão crescendo no lugar. Heissler diz que a intenção da Secretaria era deixar a vegetação se desenvolver naturalmente, recuperando assim o local. Mas, o antigo depósito deve ser limpo para respeitar a determinação do Termo.
     Sexta-feira pela manhã, o secretário de Meio Ambiente se reúne com a promotoria a fim de tratar sobre os últimos detalhes das obras no depósito de lixo. Durante o encontro, também deve ser definido um prazo para terminar as adequações.
     LIXÃO – O depósito da vila Battisti, localizado na rua Sete de Setembro, recebeu o lixo produzido no município de 1996 a 2005. O lixão tem uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados e foi coberto, no ano passado, por uma camada de cerca de 40 centímetros de argila.
 
Autora: Rozana Ellwanger - Folha do Mate (edição de 6ª feira, 20 abr 2007)
Disponível em: http://www.folhadomate.com.br/interna.php?arquivo=_noticia.php&intIdEdicao=452&intIdConteudo=5432


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: