sábado, 30 de junho de 2007

Dado primeiro passo para construção de barragem no arroio Castelhano

     O acordo firmado na tarde de ontem deve mudar o rumo da história do arroio Castelhano no município. Com a presença do prefeito Almedo Dettenborn, de secretários municipais e do gerente da unidade da Corsan, Donato Bergmann, o presidente da Corsan, Telmo Kirst, esteve em Venâncio Aires confirmando a autorização para o início do estudo do projeto que visa a construção de uma barragem no arroio Castelhano.
 
                       Prefeito e Kirst assinaram autorizações de obras
     O estudo, que será realizado pela empresa contratada da Corsan, Magna Engenharia, de Porto Alegre, deve começar neste mês e tem o prazo de 120 dias para estar concluído. O investimento da Companhia Riograndense de Abastecimento é de R$ 90 mil. De acordo com o presidente da Corsan o estudo vai fornecer informações de custos do projeto executivo e de construção da barragem, a melhor localização no percurso do arroio entre outras informações que servirão de base para elaboração do projeto e para construção da obra. Kirst também elogiou as parcerias com a Prefeitura.
     O prefeito lembrou obras como a Estação de Tratamento de Água (ETA), as obras realizadas para abastecimento de Vila Mariante e Estância Nova, a adutora e destacou a iniciativa da construção da barragem. A obra que faz parte do Plano Estratégico 2020 dará suporte ao município não só garantindo o abastecimento, mas explorando áreas de lazer, turismo, a irrigação de lavouras e principalmente vai evitar, através do controle de água, as enchentes nas localidades ribeirinhas ao arroio. A obra seguirá o cronograma de estudo, elaboração de projeto e execução. "Tudo começa com o primeiro passo, e é o que nós estamos fazendo", frisou Dettenborn. Durante a visita do presidente da Corsan o prefeito aproveitou e solicitou apoio na construção de rede de abastecimento para comunidade de Linha Chafariz.
     Ontem também foi assinada a autorização para ampliação da rede de água em 650 metros no bairro Bela Vista. No local serão construídas unidades habitacionais através do projeto Minha Casa, no qual a prefeitura é responsável pela infraestrutura, que começa a ser colocado em prática a partir deste convênio. A ampliação em 5.550 metros de redes de água na Rua Salvador Stein Goulart até a Avenida das Indústrias também foi autorizada. A obra que deve reforçar o abastecimento de água no Distrito Industrial iniciou em 21 de agosto e está sendo realizada em parceria entre Corsan e Prefeitura.
 
Autor: Jaqueline Carissimi - Folha do Mate (3ª feira, 05 set 2006 - ANO 34 - Nº 215)
Disponível em: http://www.folhadomate.com.br/interna.php?arquivo=_noticia.php&intIdEdicao=267&intIdConteudo=3091
 
Nota do Wilson: A barragem no Arroio Castelhano será a salvação para o futuro de Venâncio Aires se for bem planejada e seguido os Estudos de Impactos Ambientais e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), pois como sabemos, barragens geram alto impacto ao meio ambiente e às comunidades vizinhas em suas construção e alagamento, mas também, muitos benefícios após estar finalizada, como recreação e turismo. Espera-se que, como na construção da antiga barragem de captação de água, não seja realizadas outras alterações no curso d'água que comprometam sua qualidade. Cita-se, aqui também, que até o momento ninguém se procupou com a qualidade da água em sua captação, pois caso houver o crescimento urbano sem tratamento do esgoto sanitário de Linha Saraiva e Monte Alverne (e dos produtos químicos de seu hospital) em Santa Cruz do Sul e dos bairros vizinhos de Santa Tecla e cuidados com os agrotóxicos na atividades do plantio de arroz, novamente, mesmo termos água, ela não poderá ser 100% tratada pelo tratamento convencional (pois este não retira os resíduos de agrotóxicos e metais pesados, produtos químicos perigosos à saúde).


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: